Recanto de Ganesha - Mantras, Meditação e Qualidade de Vida

Cada Vida é um Caminho Sagrado

Home » Cada Vida é um Caminho Sagrado

Cada ser humano que caminha pela face da Mãe Terra possui seu próprio caminho sagrado nesta vida. Este caminho sagrado é criado pelo entrelaçamento dos muitos fios, tangíveis e intangíveis, que ligam nossas emoções, sonhos, pensamentos e experiências. O fio espiritual invisível da força vital desabrocha no momento do nascimento e nos conduz através dos altos e baixos do crescimento e do aprendizado da vida no planeta Terra. Nossas vidas inevitavelmente mudarão muitas vezes de direção à medida que as experiências nos obrigam a crescer. Cada decisão que tomamos e cada mudança que ocorre em nossa percepção podem alterar o curso de nosso caminho pela vida, trazendo novas experiências ou horizontes mais largos. Cada vez que alteramos nossas prioridades, mudamos o caminho. Cada vez que nos permitimos usar a imaginação, mudamos nossa visão da realidade. Cada vez que decidimos mudar de direção, desenhamos e redesenhamos nossos estilos de vida, hábitos, prioridades, necessidades pessoais e objetivos.

Cada Vida é um Caminho Sagrado

Se você está vivo, está em um caminho sagrado. Durante a sua vida, você tem seguido uma variedade de caminhos, em diferentes direções, e, entretanto, todos estes caminhos se encaixam, formando um único percurso de vida que representa sua jornada individual no mundo físico. A percepção de que cada um de nós também percorre um caminho espiritual, ou intangível, marca o início dos processos de despertar encontrados nos sete caminhos sagrados da iniciação e da transformação humanas.

Algumas pessoas atravessam a vida acreditando que não há sentido, ordem, ou razão no funcionamento do universo. Não veem nenhuma conexão entre si mesmas, as outras formas de vida e o Criador — até que algum acontecimento as obrigue a sair desse estado de inconsciência. A vida nos sugere a mudança, mas quando, e como, varia para cada indivíduo.


Existem muitas pessoas que crescem e amadurecem, amam e sofrem, e, mesmo assim, não conseguem abraçar, conscientemente, os caminhos da transformação.

INICIANDO OS SETE CAMINHOS SAGRADOS DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA

Os sete caminhos da transformação nunca nos chegam como algo imposto, mas se apresentam como oportunidades. Podemos achar que estamos inteiramente à mercê das circunstâncias da vida, mas mesmo em meio a tragédias, medos e perdas, continuamos tendo escolhas e oportunidades para despertar. Podemos negar a existência destes caminhos alternativos de compreensão, permanecendo seguros na inconsciência, ou então podemos arriscar um olhar mais profundo. Quando a luz se desdobra diante de nossos olhos e acolhemos o processo do despertar, principiamos a lembrar daquelas coisas que nossos espíritos sempre souberam. À medida que vamos nos tornando mais conscientes, percebemos o sentido divino ou o propósito espiritual que trazemos dentro de nós. As portas começam a se abrir e começamos a perceber o espírito ou força vital que anima nosso universo. Só então despertamos e entendemos melhor que as nossas vidas estão intricadamente interligadas ao todo da existência.

O processo de despertar nos permite tomar consciência do panorama maior. Cada parte dos sete caminhos sagrados da transformação humana nos permite uma expansão de nossa habitual visão de túnel. Não existem na vida caminhos inferiores ou superiores. Nós temos o livre-arbítrio e podemos olhar para além dos horizontes geralmente aceitos, ou permanecer em um caminho de vida que satisfaça a nossa visão da realidade. Os reinos visíveis e não-visíveis têm a mesma importância. A consciência das forças intangíveis que moldam a experiência humana acrescenta incontáveis possibilidades à nossa experiência de vida. Se escolhermos explorar os planos intangíveis de consciência, aquilo que meus mestres chamam de Teia dos Sonhos, descobriremos novas camadas de força vital, espírito, pensamento, emoção, sonhos, sentimentos, aspirações, criatividade e intenção. À medida que nossa percepção dos aspectos intangíveis da vida humana desabrocha, alcançamos novas dimensões de compreensão e sabedoria, que nos permite enxergar como a Consciência Divina está intimamente entrelaçada a cada aspecto da vida física.

Se você escolher percorrer um destes caminhos, lembre-se de que antes de seu nascimento o espírito, a sua centelha de vida, foi exalada pelo Criador, o Grande Mistério, Deus. Esta centelha de vida emanou do Fogo da Criação do Criador e foi colocada em um fio invisível de energia espiritual que impulsionou você em direção ao universo. A centelha divina animou o corpo físico no qual hoje você habita, com sua força vital. Ao abraçar estes caminhos, você se lembrará do propósito de sua existência, do seu papel nesta vida e de como transformar qualquer uma das partes de sua experiência que o esteja impedindo de realizar seu potencial. Os desafios encontrados durante este processo de despertar representam as suas iniciações pessoais, que assinalam os seus ritos individuais de passagem e de mudança.

No primeiro caminho, a Direção Leste da Roda da Cura, nós nos iluminamos e começamos a ver claramente que existe um propósito em nossas vidas. Abraçamos uma nova forma de clareza, que nos conduz além da atitude de “O que a vida tem para me oferecer?” No segundo caminho, a Direção Sul, aprendemos como nos elevar acima das reações humanas infantis, das compulsões e das emoções doentias. O terceiro caminho, a Direção Oeste, nos ensina a curar nosso passado, nossos corpos e nossa autoestima. No quarto caminho, a Direção Norte, aprendemos a compartilhar a sabedoria que adquirimos, vivendo com corações compassivos, abertos e livres de julgamentos. O quinto caminho é a Direção de Cima, na qual abraçamos os mundos invisíveis do espírito, os reinos celestiais, as partes desconhecidas do universo e as forças intangíveis da Criação. O sexto caminho é a Direção de Baixo, na qual aprendemos como perceber as forças invisíveis do mundo natural e as ligações com o espírito que existem em todos os seres vivos, aprendendo a trazer o nosso próprio espírito plenamente para o corpo humano.

No sétimo caminho, a Direção Interior ou do Agora, aprendemos a ter acesso a toda a vida do universo, de dentro de nosso corpo humano, e a viver em um estado de plena consciência espiritual, sem separações ou julgamentos.

Fonte: 

DANÇANDO O SONHO – OS SETE CAMINHOS SAGRADOS DA TRANSFORMAÇÃO HUMANA
Jamie Sams
2003

Compartilhe