Recanto de Ganesha - Mantras, Meditação e Qualidade de Vida

Folhas da Pitangueira e as suas magias

Folhas da Pitangueira e as suas magias

As folhas de pitangueira mesmo sendo nativas da Mata Atlântica, é uma plantinha tipicamente brasileira.  Pode ser encontrada da Paraíba até o Rio Grande do Sul. E foram os povos indígenas que descobriram as suas principais aplicações. Assim, caíram no gosto popular e são usadas até hoje.

 

O significado da palavra pitanga tem origem no idioma Tupi para  ” ybápytanga”, o que significa “fruto avermelhado”.

Folhas da Pitangueira e as suas magias

Banhos de Folhas da Pitangueira

A tribo Guarani usava muito as folhas da pitangueira em banhos. Os banhos das folhas da pitangueira são ótimos para espantar a preguiça. As suas folhas também eram usadas em rituais de acasalamento. As mulheres da tribo maceravam as folhas e esfregavam pelo corpo, isso sempre ocorria em noites de lua cheia. 

O resultado desse trabalho aumentava a vontade e a motivação da pessoa, devido a forte energia demandada das folhas da pitangueira.

Chá de Folha de Pitangueira

Muito usado para baixar a febre e ajudar a apaziguar os sintomas da diarreia, desde que não seja infecciosa, as folhas de pitangueira eram servidas em forma de chá. 

Além desses dois benefícios já citados, o chá de folha de pitangueira também tem efeito antioxidante, ou seja, protege o organismo contra inflamações. 

O chá de folhas de pitangueira também tem efeitos diuréticos, estimulando assim a eliminação de líquido em excesso no corpo, o que pode causar inchaço e desconforto.

É um potente analgésico e um potente anti inflamatório. Algumas boas xícaras de chá de folha de pitanga podem ajudar a tratar dores e inflamações localizadas, por exemplo, a artrite. Com ação anti térmica, pode também baixar a febre. 

Como o chá das folhas de pitangueira caíram no gosto popular e são tidas como “um santo remédio”, o chá serve também como um anti-glicêmico, ajudando a reduzir as taxas de açúcar no sangue. Mas é preciso usar esse chá com recomendação médica, para que as taxas de açúcar não baixem muito.

Você também pode usar o chá de folhas de pitanga como bactericida no tratamento de doenças infecciosas, mas lembre-se que deve ser em conjunto como tratamento médico. A ideia é aliviar os sintomas.

Como fazer o chá da folha de pitangueira:

  1. Ferva 1 litro de água e desligue assim que começar a borbulhar;
  2. Adicione na água duas colheres de folhas verdes, frescas e picadas. Você pode adicionar também alguns frutos, cerca de três ou cinco já está de bom tamanho;

  3. Deixe as folhas da pitangueira e seus frutos nessa infusão por cerca de 10 minutos;

  4. Agora é só coar o chá e ele já estará pronto para beber;

  5. Um adulto pode beber até três xícaras ao dia. Mas tenha em mente que a pessoa não deve sofrer de doença crônica e nem estar sob uso de medicamento; 

Benzer com Ramos da Pitangueira

O ato de benzer se perdeu um pouco nas últimas décadas ou era visto como “coisa de gente velha”, mas nós aqui do Recanto de Ganesha percebemos que esse hábito tem voltado. E nada melhor do que usar um raminho da pitangueira para se benzer. 

Você pode usar o raminho da pitangueira e bater com ele nas pernas da pessoa, esse ato fará com que o indivíduo não perca a sua direção, seguindo em frente e firme em suas lutas diárias. 

As folhas da pitangueira na Umbanda

As folhas de pitangueiras também estão presentes nas religiões de matriz africana, como a umbanda, onde é tida como a erva da limpeza e da prosperidade. Já o frutinho da dona pitangueira deixa tudo em movimento onde quer que ela toque em sua linda e energética vibração. Por isso esteja ligada a divindades como os Orixás, Iansã, Oxóssi, Oxum e Ogum. Suas folhas são muito usadas para forrar os barracões em dias de festas.

Incensos de Pitanga

Uma ótima forma para trabalhar momentos de relaxamento e meditação é usando os incensos de pitanga. Com um perfume inebriante, os incensos de pitanga podem fortalecer o emocional além de revitalizar o seu ambiente.

Aqui no Recanto de Ganesha oferecemos diversos tipos de aromas para incensos. Procure um que mais te agrade ou complemente a sua busca interior.

Compartilhe

Conheça a nossa Lojinha!!!!

COMPRE AGORA

Incenso Abre caminho - Atrais oportunidades e energias positivas

COMPRE AGORA

Incenso Flor de Pitanga - Frescor, sensibiIidade e Proteção

COMPRE AGORA

Incenso Alecrim - Dinheiro, bons fluídos, paz espiritual

COMPRE AGORA

Incenso Olho Grego - Contra Inveja, Sorte