Recanto de Ganesha - Mantras, Meditação e Qualidade de Vida

Ganesha - Om Gam Ganapataye Namaha

Home » Ganesha – Om Gam Ganapataye Namaha

Posso afirmar que esse mantra salvou a minha vida em um momento crítico.


Eu já tinha visto a minha esposa recitar este mantra algumas vezes, mas não tinha me atentado ao poder dele.


Conheci o mantra para Ganesha de forma mais profunda através de uma astróloga védica. Ela me passou alguns remédios védicos e entre eles tinha esse mantra para Ganesha.


O mantra para Ganesha agiu na minha vida de uma forma tão poderosa e em um momento tão difícil e conturbado que a minha conexão com Ganesha me arrepia até hoje.


Segue um breve resumo sobre o mantra e como utilizá-lo. As fontes de referência estão no final do texto.

Ganesha - Om Gam Ganapataye Namaha

Ganesha – Om Gam Ganapataye Namaha

Esse mantra é dedicado a Ganesha, um dos deuses hindus mais venerados de todos os tempos. O canto deste mantra ajuda na evolução espiritual removendo todos os obstáculos do nosso caminho.

Om Gam Ganapataye Namaha é considerado um mantra muito poderoso pelo seu poder imediato e pode ser entoado em situações de perigo iminente, falta de motivação ou até em situações de conflitos.

Além disso, o mantra é dedicado a Lord Ganesh, Ganesha ou Ganapati, uma divindade muito querida pelo povo indiano.

Ganesha ama os seres humanos e destrói os obstáculos que impedem o desenvolvimento material e espiritual.

Na mitologia hindu, Ganesh é uma divindade com corpo de humano e a cabeça de elefante, sua imagem tem vários significados.

Ganesha está associado às crianças, à comunicação, à inteligência, à força intelectual e ao dever.

Guia a humanidade e seus caminhos na vida, iluminando-nos. De acordo com a mitologia hindu, Ganesha é o primeiro filho de Shiva e Parvati, é considerado um dos deuses mais importantes desta cultura.

Ganesha – Om Gam Ganapataye Namaha

Ganesha traz aos seus devotos a conquista de objetivos, metas e novos empreendimentos, por isso é associado às situações de abundância e prosperidade.

Na Índia, as pessoas têm o costume de deixar nas mãos deste Deus tudo o que é novo, tudo aquilo que está por começar, pois ele é o senhor do “Bom Princípio”.

É um dos mantras mais conhecidos no hinduismo e é fácil de pronunciar.

Todo ritual védico começa a partir de Ganesha, pois é ele quem remove os todos os obstáculos da ignorância e assim faz com que o Conhecimento Divino seja assimilado e absorvido por todos. Ganesha é o Deus do discernimento, sabedoria e inteligência universal.

Ganesha - Om Gam Ganapataye Namaha

Meu método de entoar o mantra para Ganesha

Cada um deve ter o seu próprio método, então o que vou passar aqui é bem pessoal e foi a forma que encontrei para me conectar com Ganesha.

Assim que eu acordo, vou para o meu espaço reservado para as minhas atividades de meditação, onde já tenho um altar com a imagem de Ganesha e outras divindades das quais me identifico.

Deixo um copo com água limpa, que eu troco diariamente, acendo uma vela e um incenso da minha escolha. Leia aqui sobre a correspondência dos incensos e descubra qual é o melhor incenso que você pode escolher para o momento que está vivendo ou a sensação que deseja alcançar.

Com uma japamala, eu canto o mantra “Om Gam Ganapataiê Namará” para cada bolinha da japamala, são 108 bolinhas.

Mantenha o pensamento evoluído e tente pensar nas coisas boas que precisa alcançar e nas barreiras que precisa romper. Mentalize a ajuda que precisa de Ganesha.

Om Gam Ganapataye Namaha – Tradução

Com a tradução do Mantra você vai perceber como são fortes as palavras e como entoar ela usando toda a positividade e força do seu interior. Acredito que essa atitude proporcionará um dia repleto de boas vibrações e um escudo energético.

“OM” – é o som do universo. É uma palavra tão forte, que é usada aqui para iniciar a invocação primordial e estabelecer o contato entre você e Ganesha.

“GAM” – essa palavra é um verbo em sânscrito. Esse verbo possui diversos significados, entre eles: ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se e unir-se. Além de ser um verbo, essa palavra tem uma característica muito forte no mantra: é uma sílaba sagrada que representa o próprio Senhor Ganesha.

“GANAPATI” – Esse é mais um dos diversos nomes que o nosso Senhor Lord Ganesha possui. A palavra pode ser dividida em duas: GANA significa TROPA e PATI significa SENHOR.

“NAMAS” – é adoração; no mantra aparece como NAMAH.

Existe também uma versão ainda mais longa para esse mantra mantra: Om Gam Ganapataye Namaha, Sharanam Ganesha. “Shanaram”, em sânscrito”, significa “refúgio” ou “proteção”, então entoar esse mantra em sua versão maior é muito positivo em momentos de extremo perigo, ameaça ou necessidade.

Fontes:
https://meilumina.com/om-gam-ganapataye-namaha/
https://www.eusemfronteiras.com.br/ganesha-maha-mantra-om-gam-ganapataye-namaha/

Compartilhe